Home

FILE 2009A comunidade CineGrid é uma associação internacional sem fins lucrativos constituida por várias empresas e universidades que convergiram em um grupo avançado de pesquisa para a distribuição de imagens em movimento através de redes ópticas de alta capacidade. A origem do nome vem da junção do termo Grid com o Cinema, uma vez que os sistemas computacionais para transmitir e armazenar as imagens seguem a estrutura de uma grade computacional. Empresas como Cisco, IBM, Intel; universidades como Berkeley, UCSD, UCLA, Keio; e estúdios de cinema como a Lucas Films e Disney estão entre os fundadores dessa associação. Atualmente, CineGrid é um dos proeminentes grupos na área de cinema em redes e uma dos principais usuários das instalações da GLIF. Dentre as principais aplicações em desenvolvimento pela associação está a transmissão de vídeo em super/ultra-alta-definição (4k ou superior) e ferramentas para edição colaborativa e on-line de vídeos em alta definição.
O CineGrid também organiza seminários e demonstrações anuais desde 2006. A maioria dos eventos é realizada na sede administrativa da organização, localizada em São Francisco, Califórnia (EUA) ou em Amsterdã (Holanda).
Em 2009 o Brasil teve uma participação pioneira junto à comunidade CineGrid durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE) realizado em São Paulo. Na ocasião foi feita a primeira exibição transcontinental de um longa-metragem 4K. O filme “Enquanto a noite não chega” de Beto Souza e Renato Falcão foi apresentado no teatro SESI e transmitido em tempo real (“streaming”) para as Universidades de San Diego (California) e Keio (Japão) através do link internacional de 10 Gbps da rede ANSP.